Vendas apenas para lojistas - Pedidos com valor mínimo de R$ 1.000,00

Está pensando em iniciar na gestão de lojas de decoração e não sabe nem por onde começar? Na verdade, não é um bicho de sete cabeças. Grande parte do processo depende de dedicação, disciplina e organização, enquanto a outra parte depende de conhecer sua área de atuação e, especialmente, seu público. Ou seja, o responsável pela gestão de lojas de decoração deve ser focado em fazer o negócio crescer e apaixonado pelo que faz.

Primeiros passos na gestão de lojas de decoração

O papel do gestor começa muito antes da abertura das portas das lojas de decoração. O primeiro passo é reunir especialistas para realizar um planejamento detalhado de marca e mercado, considerando fatores como localização dos pontos de venda, presença digital, preços dos produtos, possíveis parcerias, fluxo de caixa, despesas e equipe de funcionários.

Com a loja funcionando, surgem as funções rotineiras dos gestores. Separamos uma lista com os cinco pontos principais, que nunca devem ser deixados de lado na gestão de lojas de decoração, pois garantem o crescimento e longevidade do seu negócio. Confira:

Controle de estoque

O primeiro fator crucial na gestão de lojas de decoração é manter um bom controle de estoque. Para isso, cada ponto de venda, incluindo o e-commerce, deve ter a medida certa de produtos, nem mais, nem menos, já que o excesso de mercadorias causa a perda de espaço sem retorno financeiro e sua ausência é sinal de vendas perdidas.

Para saber exatamente qual a quantidade disponível de cada produto e a entrada e saída de mercadorias em tempo real, é imprescindível manter um bom sistema de automação, pois auxilia nas previsões de vendas para o próximo mês e, consequentemente, nos planejamentos de compras e reposições de produtos.

É importante também levar em consideração a sazonalidade e a localização do ponto de venda, ou seja, quais produtos são mais vendidos em cada unidade das lojas de decoração e quais as épocas em que determinado produto é mais requisitado.

Atendimento ao cliente

Um cliente que é bem atendido em uma loja, independente do segmento, tem muito mais chances de voltar, essa é a regra básica do comércio. Desde o primeiro atendimento, passando pelo fechamento da compra, até o pós-venda, o tratamento que o cliente recebe dentro das lojas de decoração deve ser, no mínimo, excelente.

Para que isso seja possível, toda a equipe de atendimento e vendas deve passar por treinamentos sobre abordagem, características dos produtos e todos os processos de gestão de lojas de decoração, até mesmo rotinas referentes a outras áreas, assim, saberão qual é o setor responsável por atender cada necessidade do cliente.

Boas parcerias

Mesmo que as lojas de decoração ofereçam serviços incríveis, as chances de venderem bem e se destacarem no mercado caem drasticamente caso os parceiros de negócios não estejam à altura. Por isso, antes de fechar qualquer parceria, certifique-se de que os fornecedores cumprem os 5 pré-requisitos: qualidade do produto, acessibilidade de comunicação, cumprimento de prazos, preços competitivos e variedade.

Equipe motivada

Para que a equipe das lojas de decoração possam prestar o melhor atendimento ao cliente e manter um número satisfatório de vendas, é importante que sintam-se motivados e que tenham total ciência de que são a engrenagem que faz a loja funcionar no dia a dia.

Para obter sucesso na gestão de lojas de decoração, é importante entender as necessidades dos funcionários, auxiliá-los sempre que eles precisarem e realizar campanhas de incentivo pontuais. Quanto maior a satisfação por trabalhar naquele ambiente, maior será o empenho da equipe.

 

Curtiu as dicas? Então acompanhe nosso blog para conferir mais informações sobre decoração de ambientes.

 

ATENÇÃO!

Para ter acesso aos valores dos produtos, faça seu cadastro. Acesso exclusivo apenas para Pessoa Jurídica.