A automação da gestão de lojas deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade básica dos varejistas. Os benefícios de optar por um sistema de gestão para a loja de decoração são tantos, que fica difícil imaginar como era possível viver sem essa conveniência. Para te auxiliar, separamos um resumo sobre o processo de implantação e as principais vantagens da automação.
Como automatizar a loja de decoração?
Ao escolher um software de gestão para a loja de decoração, é essencial garantir que ele atenda a todas as necessidades específicas do seu negócio, portanto, não faz sentido optar por um sistema super complicado, com funções que nunca serão utilizadas, ou por um sistema muito simples, que não atende às demandas do dia a dia.
É recomendado que a busca se limite aos softwares criados especificamente para lojas de decoração e também que haja um especialista em manutenção de sistemas online disponível por todo o tempo de funcionamento da loja, para evitar que uma falha paralise todas as vendas por muito tempo.
Etapas do processo:
- Escolha de um sistema que atenda às demandas da loja de decoração;
- Definição da estrutura necessária para a implantação, como máquinas, internet, licenças de softwares, servidores, entre outros;
- Consultoria jurídica para verificar se o software está alinhado às exigências da legislação brasileira;
- Implantação do sistema de gestão administrativa da loja de decoração;
- Treinamento da equipe de funcionários;
- Alimentação do banco de dados do sistema de gestão.
Vantagens do software para a loja de decoração
Confira as principais vantagens dos sistemas de automação da loja de decoração:
Reduz erros
Mesmo a melhor equipe de funcionários pode cometer pequenos equívocos, que resultam em um grande prejuízo para a loja de decoração. Um simples erro de digitação pode transformar um produto que custa R$ 50 em um produto de R$ 500 no momento da cobrança, causando a insatisfação do cliente e um trabalho enorme para corrigir o problema.
Ao utilizar um software para a gestão da loja de decoração, todo o processo é automatizado e baseado em um banco de dados, portanto, as chances de cadastrar produtos com erro ao inseri-lo no software, com tempo o suficiente para conferir, é muito menor do que seria na correria cotidiana de uma loja de decoração.
Aumenta a produtividade
Já parou para pensar no tempo que é gasto em cadastros manuais de vendas, pagamentos, escalas de funcionários, cadastros de notas fiscais, alteração de estoque, entre outros? Ao optar por um sistema de gestão para a loja de decoração, esse tempo pode ser muito bem aproveitado na realização de tarefas que realmente precisam de um ser humano, além de liberar espaço na mente para ideias inovadoras.
Auxilia na administração
Com um sistema de gestão da loja de decoração, fica muito mais fácil ter um controle de estoque, já que as informações são atualizadas automaticamente no momento do checkout. Alguns softwares ainda contam com a funcionalidade de avisar quando o estoque de um produto está baixo, evitando perdas de vendas.
Acelera o atendimento
Os softwares permitem um atendimento mais rápido e personalizado, afinal, todas as informações referentes aos clientes da loja de decoração são salvas nos bancos de dados, como últimos pedidos, dados cadastrais, programas de pontos, cupons de desconto, transações financeiras, entre outros. É uma forma de prestar um atendimento completo e rápido, auxiliando também na redução de filas.
Informações mais seguras
Além de permitir o controle de acesso, para que apenas as pessoas autorizadas possam visualizar os dados referentes à sua área de atuação, os sistemas de gestão protegem todos os dados cadastrais dos clientes, informações de funcionários e informações referentes à administração da loja de decoração.
Precisão nas métricas
As métricas mensais fornecidas pelo software ajudam a prever os resultados para o próximo mês de forma mais precisa, além de manter os administradores atualizados sobre perdas financeiras, gastos extras e números de entrada e saída de produtos, o que facilita na decisão de continuar ou encerrar o oferecimento de determinada peça na loja de decoração.